domingo, 19 de abril de 2009

E você, tem medo de sair à noite?

Os asteróides que eventualmente atingem a Terra se originam no Cinturão de Asteróides (entre Marte e Júpiter) e no Cinturão de Kuiper (onde está Plutão). Digamos que são regiões que você deve evitar caso esteja passeando com sua nave espacial.

Diferente deles, existe uma região chamada nuvem de Oort, que ainda não foi observada diretamente. Lotada de objetos (entre 1 e 10 trilhões), é uma região tridimensional que envolve todo o Sistema Solar. Qualquer objeto com grande massa (uma estrela por exemplo) que passe perto da nuvem pode perturbar os objetos e arremessá-los em direção ao Sol, o que é uma grande ameaça à Terra.

A detecção de objetos vindos do Cinturão de Asteróides e de Kuiper já é difícil, mesmo esses se concentrando na ecliptica (o plano onde ficam os planetas); imagine então tentar detectar um cometa originário da nuvem de Oort? Ele poderia vir de qualquer direção.

Cometas são um dos mais fascinantes objetos que podem ser vistos a olho nu. E seu impacto sobre um planeta já foi observado no Levy-Shoemaker 9, quando esse colidiu com Júpiter. A diferença é que Júpiter é muito maior que a Terra. Não teríamos a mínima chance.

Eu espero poder ver a próxima passagem do Halley (julho de 2061). E digo isso, não por medo de algum dos trilhões de objetos da nuvem de Oort caírem aqui, e sim por medo de que até já tenhamos destruído o nosso planeta.

foto: www.portaldoastronomo.org

Veja um vídeo sobre a formação de cometas no Youtube :
http://www.youtube.com/watch?v=v1NQBJFZPNQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário