domingo, 19 de abril de 2009

E você, tem medo de sair à noite?

Os asteróides que eventualmente atingem a Terra se originam no Cinturão de Asteróides (entre Marte e Júpiter) e no Cinturão de Kuiper (onde está Plutão). Digamos que são regiões que você deve evitar caso esteja passeando com sua nave espacial.

Diferente deles, existe uma região chamada nuvem de Oort, que ainda não foi observada diretamente. Lotada de objetos (entre 1 e 10 trilhões), é uma região tridimensional que envolve todo o Sistema Solar. Qualquer objeto com grande massa (uma estrela por exemplo) que passe perto da nuvem pode perturbar os objetos e arremessá-los em direção ao Sol, o que é uma grande ameaça à Terra.

A detecção de objetos vindos do Cinturão de Asteróides e de Kuiper já é difícil, mesmo esses se concentrando na ecliptica (o plano onde ficam os planetas); imagine então tentar detectar um cometa originário da nuvem de Oort? Ele poderia vir de qualquer direção.

Cometas são um dos mais fascinantes objetos que podem ser vistos a olho nu. E seu impacto sobre um planeta já foi observado no Levy-Shoemaker 9, quando esse colidiu com Júpiter. A diferença é que Júpiter é muito maior que a Terra. Não teríamos a mínima chance.

Eu espero poder ver a próxima passagem do Halley (julho de 2061). E digo isso, não por medo de algum dos trilhões de objetos da nuvem de Oort caírem aqui, e sim por medo de que até já tenhamos destruído o nosso planeta.

foto: www.portaldoastronomo.org

Veja um vídeo sobre a formação de cometas no Youtube :
http://www.youtube.com/watch?v=v1NQBJFZPNQ

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Sheldon e o Efeito Doppler


Efeito Doppler é a alteração da frequência notada pelo observador em virtude do movimento relativo de aproximação ou afastamento entre uma fonte de ondas e o observador. É um fenômeno característico de qualquer propagação ondulatória, porém as ondas sonoras são o tipo de efeito mais comum em nosso cotidiano.

Quando um automóvel aproxima-se de nós buzinando, percebemos o som da buzina mais agudo do que quando ele se afasta. Outro exemplo é o da ambulância passando em alta velocidade: o som parece ficar mais "rápido" quando ela passa por nós, e a distorção nesse som é evidente.

Foi através desse efeito que descobrimos que o universo vem se expandindo desde o big bang. Ele é utilizado por meteorologistas para acompanhar os movimentos atmosféricos e nos radares para nos dar multas...

No início do texto uma figura ilustra o efeito Doppler. No vídeo abaixo, Sheldon do serido The Big Bang Theory, "arrasa" na festa a fantasia.


terça-feira, 14 de abril de 2009

O que você estará fazendo em 2036?


Descoberto em junho de 2004, o asteróide Apophis (Apófis) tem uma chance de 1/43.000 de se chocar com a Terra no ano de 2036 (já rebaixada para 1/37 por alguns astrônomos).
Ganhamos mais 7 anos (hehe) porque a princípio, se estimava que a possibilidade de impacto se daria em 2029.
Seu tamanho estimado está entre 320 e 415 metros, e sua massa e velocidade, somadas ao seu ângulo de entrada na atmosfera poderia provocar um impacto equivalente a 880 megatons de TNT, ou 114.000 vezes a energia liberada em Hiroshima.
Em 2029, ele passará numa distância mais baixa do que os satélites de comunicação e deverá ser um espetáculo no céu, pois será visto facilmente. Caso ele passe, no que os cientistas chamam de janela gravitacional, que é uma região da órbita que tem 800 metros de largura, poderá ter seu caminho afetado pela gravidade da Terra e isso poderá fazer com que na volta, em 2036, atinja o planeta.
É óbvio que já existem estudos de como evitar esse impacto, e que em 2036 será possível alterar sua órbita. Meu medo é que a humanidade se meta em alguma outra guerra idiota, e que nesse período estajamos tão arrasados que nem tenhamos vontade(ou recursos) para salvar o planeta.
Se bem que, do jeito que estamos, acho que somos capazes de repelir o meteoro apenas com a fumaça de nossa emissões de carbono. (hehe).
Eu estarei com 62 anos (na metade da minha vida ainda) e com certeza não ficarei com a bunda colada na cadeira esperando um pedregulho decidir meu destino.
E você, onde estará?

segunda-feira, 13 de abril de 2009

"Outro gato!" ("A Casa da Bruxa do 71" - tá no Youtube

Definição:
Uma experiência bizarra (e imaginária) em que um gato fica preso dentro de uma caixa com um frasco de veneno que pode a qualquer momento ser quebrado por um martelo que é acionado por um contador Geiger que detecta o decaimento radioativo de um material (que pode acontecer a qualquer instante, ou não acontecer no tempo que o gato está lá). UFA!!!
O ponto principal da experiência do Gato de Schrödinger é que, enquanto não se abre a caixa, não se sabe se o gato está vivo ou morto; ou melhor, enquanto não se abre a caixa, o gato está sim vivo e morto. Entender esse conceito (entender mesmo) é começar a entender os princípios da física quântica, uma coisa maluca, explicada por cientistas malucas, mas que incrivelmente explica bem a física no "mundo do mais pequeno".
Mas, hoje eu descobri que essa questão de um objeto estar em dois estados ao mesmo tempo, pode ter um exemplo muito real: o Speedy da Telefonica. É impressionante. Na semana passada, o sistema ficou muito instável, e a Telefonica não adimitia nenhum problema. Alguns dias depois assumiu que tinha sofrido ataques nos servidores DNS e que contatára às autoridades para resolver esse problema. Ah, também entraram em contato com a Anatel, para estudar uma forma de não cobrar dos clientes o tempo de instabilidade. Ontem tive problemas de novo aqui, e sei que muitos tiveram. Mas, a Telefonica novamente informa que não houve problema nenhum. Realmente, é a experiência do gato mesmo transportada para a realidade, em que um serviço está funcionando e ao mesmo tempo não está.
Quando a Anatel vai tomar uma providência de verdade quanto a esse descaso com os clientes eu não sei. E assim, não é só a Teleafônica, a Net também vive deixando a galera na mão. Existe uma tecnologia chamada Wimax que cairia como uma luva por aqui. Seria mais barata, não exigiria muita mudança na infraestrutura ( e também não ouviriamos as mentiras dos atendentes, quando dizem que "Desculpe senhor, mas esse serviço não está disponível nessa região); porque uma antena poderia transmitir o sinal. Existia uma promessa da Embratel de começar o serviço esse ano, mas pelo jeito as coisas esfriaram.
Será que é lob das empresas atuais?

domingo, 12 de abril de 2009

Searching...

Terra, Sistema Solar, Grupo Local indo em direção ao Super Aglomerado de Virgem...fácil de achar...